segunda-feira, 11 de abril de 2011

A PRÁTICA EXTENSIONISTA NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR: REFLEXÕES, INDAGAÇÕES E DESCOBERTAS NO ÂMBITO DO PROJETO “AÇÃO CULTURAL EM TEATRO” - Por: Prof. Dr. Arão Paranaguá Santana DEARTE-UFMA

2.9 Passos no compasso

Tema: Expressão corporal
Coordenador: Leônidas Portella
Professores: Leônidas Portella e Thatielle Abreu
Público-alvo: Crianças e adolescentes
Período: Agosto a Outubro
Parceria: Projeto Escola Aberta / Unidade de Educação Básica Santa Clara

O subprojeto Passos no Compasso enfatizou a dança educativa ao explorar as possibilidades que se apresentam na esfera da expressão corporal, possibilitando aos participantes o reconhecimento das suas potencialidades artísticas. Dessa maneira, pretendeu aprimorar a disciplina, autoconfiança, sensibilidade, poder de expressão, respeito pelo espaço do próximo, consciência respiratória, espontaneidade e auto-estima.

Ao revelar a importância do processo ensino-aprendizagem no fazer artístico, através de encenações lúdicas que diziam respeito ao contexto social dos alunos, verificou-se que são múltiplas as possibilidades de discussão de temas transversais no âmbito da escola, o que repercute em maior aceitação de si, superação de dificuldades aparentes que prejudicam o andamento escolar dos alunos e defesa contra descriminações inconseqüentes, oriundas do convívio comunitário. O depoimento de uma aluna, citado no relatório final do subprojeto Passos no Compasso, alude a essa realidade:

Eu aprendi que para se fazer qualquer coisa precisamos nos concentrar. O professor falou sobre questões do negro e eu sou negra, eu acho um absurdo um negro ser descriminado. Por que fazem isso? Será que é por nossa pele mais escura? Se for por isso o branco também deveria ser descriminado por sua pele branquinha.


O número de participantes oscilou de 13 no início do projeto a 37 no seu encerramento. Alunas emocionadas após o sucesso da primeira apresentação na escola.



Emoção de uma mãe ao cumprimentar sua filha após o espetáculo.
(Foto: Leônidas Portella).

A exemplo do subprojeto Jogos teatrais e formação de platéia, a ação institucional da UFMA colaborou para o aprimoramento de um trabalho que vinha sendo executado com algumas dificuldades, aumentando bastante o número de participantes, a qualidade das práticas e contemplando, também, a expectativa quanto a um resultado, posto que foram feitas três apresentações do espetáculo criado durante a oficina, para um público numeroso. O depoimento abaixo ressalta um dos aspectos mais significativos da interação entre escola e universidade, como se lê no relatório final do subprojeto Passos no Compasso:

Com a escola aberta para a comunidade, torna-se possível o intercâmbio de conhecimentos entre família, aluno, professores e arte, relação esta que é indispensável ao processo de ensino e aprendizado dos acadêmicos de Licenciados em Teatro.



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