quarta-feira, 13 de abril de 2011

"A Lenda do Rio Vermelho" em "Maria Menina no Caminho do Rio Vermelho".

Para compor a dramaturgia do espetáculo "Maria Menina no Caminho do Rio Vermelho, o professor Leônidas Portella criou uma lenda a partir de todas as cenas criadas pelos alunos sobre a poesia de Maria Firmina dos Reis.

Cena do espetáculo "Maria Menina no Caminho do Rio Vermelho"

A "Lenda do Rio Vermelho" conta que há muito tempo, na cidade de São Luís, vivia uma linda escrava que adorava dançar tambor, ela se chamava Cora por sua linda cor.
Cora engravidou num tempo onde os patrões costumavam abusar de suas escravas. Sua sinhá era incapaz de gerar no ventre uma criança e ficou muito insatisfeita ao saber que Cora havia engravidado de seu marido e a expulsou de casa em seu oitavo mês de gestação.
Cora passou dias e noites andando perdida no mato debaixo de sol e de chuva.
Deu à luz uma linda criança, mas não resistiu às dores do parto.
Os escravos estavam procurando Cora há muito tempo na floresta e ao ouvir um choro de criança, encontraram a menina sobre o corpo da mãe. A criança recebeu o nome de Maria Firmina, para que firme continuasse vivendo e no lugar onde o corpo de sua mãe foi enterrado, nasceram lindas flores e um rio, o encantado Rio Vermelho. Alguns escravos diziam que o rio tinha esse nome pelo sangue presente no nascimento da menina e na morte da mãe.
O Rio Vermelho era cheio de peixes e em suas correntezas boiavam flores alaranjadas, brancas e violetas, mas os lenhadores cortavam tantas árvores que aos poucos ele sumiu enquanto Maria Firmina crescia esperta e sapeca.
A lenda diz que o Rio Vermelho renasceu em um lugar muito distante e desconhecido, no caminho das montanhas, onde os ventos se cruzam, onde o sol se esconde.
Maria Firmina, a menina da pele escura que brilhava como as estrelas da noite aprendeu a ler sozinha, pois ninguém poderia ensinar aquela escravinha. O grande sonho de Maria é se tornar uma grande escritora e acredita que no Rio Vermelho encontrará sua maior inspiração.
Nesse caminho de buscas e aventuras, a menina encontra amigos e dança com muita alegria.


Alunas do Cara de Arte se apresentando em setembro de 2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário