quarta-feira, 15 de junho de 2011

Projeto Leituras do Cotidiano

O projeto Leituras do Cotidiano foi uma atividade da disciplina Prática de Extensão I, que utilizou a técnica do teatro jornal de Augusto boal com o intuito de despertar o interesse de adolescentes e jovens para prática teatral, assim como para elaboração de cenas, utilizando os jornais que circulam em nossa cidade. Coordenado pelos estudantes, Abel Lopes Pereira e Abenilson Bessa no Teatro de Bolso e na sala de dança, localizado no Centro de Ciências Humanas da Universidade Federal do Maranhão – São Luís, Ma. Tendo como orientadora a professora Ana Teresa Desterro Rabêlo do curso de Licenciatura em Teatro da mesma instituição.
Durante o processo de escrita do projeto de extensão tivemos o acompanhamento da mesma orientadora que deu as orientações necessárias para a escrita do mesmo. É importante salientar que sem esse acompanhamento teria sido complicada a elaboração e aplicação do projeto.
Considerando que a troca de saberes acadêmico e popular é resultante do confronto com a realidade e exige relações dialógicas entre universidade e a sociedade. Acredito que a relação entre sociedade e universidade ocorreu, podemos dizer que a dimensão pedagógica foi bastante salientada.
Esta proposta é intensamente relevante uma vez que as práticas teatrais aparecem como um referente cultural defasado dos circuitos hegemônicos da produção cultural. No entanto, observa-se que a arte teatral não sucumbe às enormes dificuldades e sobrevive, continuando a exercer atração e fascínio sobre jovens que buscam esta manifestação artística como canal de expressão como afirma Fernando Peixoto:

“O teatro inúmeras vezes parece uma expressão em crise. Em certas épocas quase perde o sentido. Em outras é perseguido. Às vezes refugia-se em pequenas salas escuras, às vezes sai para as ruas e redescobre a luz do sol. Sua função social tem sido constantemente redefinida.” (PEIXOTO, 1986, p.11)

Portanto o teatro tem sido muito importante para a construção de uma sociedade mais justa, onde as dificuldades não deixam de aparecer e através de uma atividade como esta, percebemos que o teatro não perde a sua magia.

alunos do projeto em atividade de leitura


Nenhum comentário:

Postar um comentário